terça-feira, 18 de outubro de 2011

Você sabe qual o caminho que a fumaça do cigarro percorre?

Os milhares de usuários do Metrô Clínicas de São Paulo já podem conferir a exposição itinerante “O Caminho da Fumaça”, promovida pelo Hospital A. C. Camargo.




A mostra conta com painéis ilustrativos mostrando como a fumaça do cigarro circula em nosso corpo, mas de uma forma criativa e bem-humorada. Ela expõe os diferentes tipos de câncer que têm o cigarro como fator de risco, com suporte técnico-científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica do A.C.Camargo (INCiTO).


Até o dia 31 de outubro quem passar pela Estação Clínicas do Metrô poderá conferir os painéis. Mas como a exposição é itinerante, ela também poderá ser vista nas estações Luz (10 a 30 de novembro) e Largo Treze (10 a 31 de dezembro).

O tabagismo


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,5% da população brasileira adulta é fumante e 200 mil pessoas morrem por ano no país por causa do cigarro.


Todos os dias, 10 mil pessoas morrem em decorrência do tabagismo, totalizando cerca de 4 milhões de mortes por ano no mundo. E as previsões não são nada otimistas: em 2030 o câncer de pulmão terá atingido mais de 2,2 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a OMS.


No Brasil - Ocorrem 27 mil novos casos de câncer pulmonar por ano no país, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). E calcula-se que em 2011 sejam registrados 17.800 casos de câncer de pulmão na população masculina e 9.830 na feminina.


Alguns dos problemas que o fumo pode acarretar são: doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica, problemas nos dentes e gengivas, úlcera péptica, hipertensão arterial sistêmica e osteoporose.


E em relação ao câncer, o tabagismo está relacionado ao surgimento de cerca de 30% dos tumores malignos, sendo responsável por 30% das mortes em razão da doença.


A exposição conta com apoio do Centro de Excelência em Pesquisa, Inovação e Difusão do A.C.Camargo – programa financiado pela Fapesp que propõe a aproximação entre a pesquisa na área de câncer e a sociedade.

Fonte: http://www.blogdasaude.com.br/saude-cultural/2011/10/14/voce-sabe-qual-o-caminho-que-a-fumaca-do-cigarro-percorre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário