terça-feira, 4 de outubro de 2011

Outubro Rosa: porque mamografia é prioridade

Já parou para pensar quantos dias por ano dedica a você? Trabalho, marido, filhos, família, estudos e tantas outras coisas vêm como prioridade e, quando percebemos, o dia passou, a semana passou, o mês e até o ano se foi…

A Campanha Dia Rosa convida todas as mulheres a escolherem um dia por ano para dedicar à saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A proposta é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A mamografia deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos, mas quem tiver algum caso da doença em parentes de primeiro grau – mãe, irmã ou filha – deve ficar com a atenção redobrada, pois é considerada grupo de risco.

Ainda que o autoexame seja de extrema importância, não é completamente eficaz porque não detecta nódulos pequenos, quando ainda estão no estágio inicial e quando as chances de cura são imensas.

Dia Rosa


Esse movimento internacional chama-se Outubro Rosa e surgiu na Califórnia em 1997, propagando-se mundialmente ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália e o Cristo Redentor (♥) no Brasil.

O encontro especial do #outubrorosa para blogueiras aconteceu em São Paulo e contou com a presença de mulheres engajadas nessa luta, como a Dra. Maira Caleffi, Presidente da Femama e a jornalista Ana Paula Padrão.

Encontro especial #outubrorosa. Foto: Guto Marques
Dra. Maira Caleffi, Presidente da Femama. Foto: Guto Marques

Apesar dos avanços da medicina e de toda informação propagada, 30 mulheres morrem por dia no Brasil em decorrência da doença – 45,3% dos casos são descobertos já em estágio avançado.

Mas é para mudar esse cenário que estamos aqui. Dá uma satisfação imensa saber que essas mulheres se reuniram com o propósito de cuidar umas das outras e de levar essa informação para você cuidar de si mesma, da sua mãe ou da sua amiga. Homens não ficam de fora e podem ter um papel importante ao cobrar os exames das mulheres presentes em sua vida.

Pelo Brasil

Durante o mês de outubro acontecerão atividades em diversas cidades. Este ano, além do Cristo Redentor, o Santuário Nossa Senhora da Penha e o Congresso Nacional ficarão iluminados, nos dias 4 e 5 de outubro, respectivamente. Conheça mais sobre o Dia Rosa no site da campanha.

Você sabia? A Lei 11.664/2008, que entrou em vigor no dia 29 de abril de 2009, garante a todas as mulheres com mais de 40 anos a mamografia gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

Não deixe para depois. Eleja o seu dia e cuide-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário