segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Caminhar estimula funções do cérebro e ajuda a ter boa memória.

Segundo os médicos, a caminhada aumenta o nível de oxigenação no organismo. Atividades do dia a dia também ajudam na saúde mental.


Atividades do dia a dia, como cozinhar e cuidar do jardim, são fundamentais para manter o cérebro saudável. O que os médicos já comprovaram com pesquisas, a cozinheira Natalina Augusta Dias aprendeu na prática. Ela comanda a cozinha do bar da família há cinquenta anos. Para ela o trabalho diário traz vigor, saúde mental e uma boa memória.



Caminhar três quilômetros, pelo menos cinco dias por semana, também é muito saudável para o cérebro. O ritmo da caminhada deve ser leve, mas não pode conversar demais durante o percurso, nem interromper a marcha. Por isso, o ideal é andar numa pista onde não tenha ruas para atravessar. “O sistema cardiovascular melhora intensamente, há uma melhor estabilização arterial e diminuição da gordura”, explica o neurologista Jorge El-Kadum Noujaim.


Segundo os médicos, a caminhada aumenta o nível de oxigenação no organismo. Cerca de 20% do sangue que circula no nosso corpo são injetados diretamente no cérebro. A atividade estimula o cerebelo, a parte do cérebro que controla a coordenação motora.


Se a atividade for feita ao ar livre é melhor ainda. Isso porque apreciar paisagens ativa o lobo occipital, que processa a informação visual, estimula os neurônios que ajudam a fixar a memória e beneficia a parte auditiva.


Buscar novas atividades também é essencial. “Hoje não há estabilização da aprendizagem, ao contrario, o cérebro é apto a aprender cada vez mais”, afirma o neurologista. “É preciso ler, pensar, estar atento a tudo que acontece na sua vida e fora dela”, aconselha o escritor Fausto Fawcet.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/08/caminhar-estimula-funcoes-do-cerebro-e-ajuda-ter-boa-memoria.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário