segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aprenda a preparar uma farofa que ajuda a manter a boa forma.

Receita leva castanha-do-pará e aveia e é boa opção para o café da manhã. Para quem gosta de sabor agridoce, ela pode ser servida no jantar.


Poucos resistem a uma farofinha crocante nas refeições. O problema são as calorias. Por isso, o Jornal Hoje ensina a preparar a farofa do bem, que dá para comer no café da manhã e ajuda a manter a boa forma.


A farofa é feita com castanha-do-pará e castanha de caju, cruas e trituradas. Leva ainda biscoito doce, de preferência sem açúcar, aveia e gergelim. Tudo é batido no liquidificador. "Ao consumir o iogurte com essa castanha, o grau de saciedade vai ser muito maior e você não tem fome", explica a nutricionista Ana Cristina Wolf.

A receita também pode ser servida no almoço, sobre as saladas, por exemplo. Principalmente, para quem gosta de um sabor mais agridoce. Já pra quem não abre mão da farofinha salgada, tem também uma opção leve e bem saudável. Ela leva azeite, cebola, alho, gergelim, linhaça, bolacha integral triturada e uma pitadinha de sal. "Comer duas colheres de sopa ao dia, trata o colesterol, porque ela é rica em ômega 3 e fibras", diz a nutricionista.



Os cuidados para manter os nutrientes da farofa começam no supermercado, na hora de escolher os ingredientes. No caso da linhaça, não precisa se preocupar com a cor, porque o valor nutritivo é o mesmo. O importante é ver a forma como está armazenada. "Se ela estiver em um saquinho transparente, em baixo de luz muito forte, é melhor não comprar", orienta Ana Cristina. Com esses cuidados, dá para incluir a farofa no cardápio e ficar com a saúde em dia.

Veja ao lado o passo a passo para preparar as duas farofas.



Farofa salgada

Ingredientes:


- 1 cebola média cortada
- 12 bolachas tipo cream cracker integral trituradas
- 1 xícara de farinha de linhaça
- 2 dentes de alho triturados e assados
- 1punhado de salsinha
- 2 colheres de sopa de gergelim torrado
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal


Farofa doce


Ingredientes:
- 1 xícara de castanha-do-pará
- 1 xícara de castanha de caju
- 1 xícara de biscoito doce integral (de preferência sem açúcar)
- 1 xícara de farelo de aveia
- ½ xícara de gergelim

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/08/aprenda-preparar-uma-farofa-que-ajuda-manter-boa-forma.html











Nenhum comentário:

Postar um comentário