domingo, 11 de setembro de 2011

Profissionais da saúde terão guia de atenção ao recém-nascido.


Acaba de ser lançado, pelo Ministério da Saúde, um guia incluindo técnicas, da literatura científica atualizada, de assistência aos primeiros momentos de vida dos bebês. O livro “Atenção à Saúde do Recém-Nascido – Guia para os Profissionais de Saúde” faz parte do conjunto de medidas da Rede Cegonha.



A publicação traz orientações, baseadas em evidências científicas, que atualizarão os profissionais e possibilitará a eles oferecer atenção qualificada, segura e humanizada ao recém-nascido sob seu cuidado, em todos os níveis de complexidade.


O guia é divido em quatro volumes que abordam questões como: os cuidados na hora do nascimento; prevenção de infecção hospitalar; aleitamento materno; transporte seguro; as intervenções mais comuns em unidades de internação neonatal; como atuar em problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos, dermatológicas; atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru, entre outros temas.


A expectativa é de que este livro possa contribuir de forma significativa para a redução dos índices de mortalidade infantil no país, em especial nas áreas mais vulneráveis, como Nordeste e Amazônia Legal, segundo Paulo Bonilha, o coordenador da área técnica de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde.


Bonilha lembra ainda que a mortalidade neonatal é hoje responsável por quase 70% das mortes de bebês no primeiro ano de vida e, segundo a publicação, é na primeira semana de vida, em especial no primeiro dia de vida (representando 25%), que se concentram as mortes infantis no país. Esses dados tornam evidente a necessidade de qualificar os cuidados prestados ao recém-nascido nos serviços de saúde.
 O guia foi enviado para diversos hospitais e maternidades do Brasil, instituições de ensino, secretarias estaduais e municipais de saúde, conselhos de medicina e enfermagem, associações de saúde etc.

Fonte: http://www.blogdasaude.com.br/ultimas-noticias/2011/09/08/profissionais-da-saude-terao-guia-de-atencao-ao-recem-nascido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário