O indicado para um adulto é beber 22 copos de água por dia. Isso minimiza os danos causados pela doença ao organismo.
Sintomas como forte dor de cabeça e nos olhos e febre são uma reação do organismo infectado pelo vírus da dengue. "O vírus vai se replicar em várias células do organismo e em sete dias a pessoa vai apresentar alguma reação a essa infecção”, explica o médico Ivo Castelo Branco, pesquisador da Organização Mundial de Saúde.
Quando os sinais de gravidade surgem, o ideal é que o doente tome soro em um hospital, mas aos primeiros sintomas, a hidratação feita em casa pode minimizar os danos ao organismo.
O indicado para um adulto é tomar entre 60ml e 80 ml de líquido por quilo. Uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, teria que ingerir por dia, no mínimo, 4,2 litros.
"Se ele tomar 22 copinhos nas 24 horas, ele está hidratado razoavelmente e é o mínimo que ele deve tomar. Esse líquido pode ser água, chá, água de coco, suco, leite, qualquer coisa", observa o médico.
Geralmente, nos casos de dengue, a febre passa no terceiro, quarto dia. Aí começa o momento considerado mais crítico pelos médicos. É quando a doença pode se manifestar de forma muito mais grave. A pessoa pode passar a ter vômito, dor abdominal intensa e desmaios.
Esses sinais surgem quando a doença atinge a parede dos vasos sanguíneos, que perdem a capacidade de reter o plasma, a parte líquida do sangue. Isso causa uma lesão na parede do vaso e a pessoa terá hemorragia.
Nesse estágio é difícil reverter a doença. Ela pode comprometer órgãos como fígado, medula óssea, baço, pulmão, cérebro e coração. Mas essas complicações podem ser evitadas se o paciente for hidratado nas primeiras 24 horas.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/07/hidratacao-e-fundamental-para-controlar-sintomas-da-dengue.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário