Para o banho no recém nascido alguns cuidados especiais são necessários, mas também não é preciso ficar paranóico porque os primeiros banhos da vida de seu bebê não são nenhum bicho de sete cabeças. Geralmente para este momento, temos o auxílio de alguém mais experiente como a nossa mãe ou a sogra, mas se você estiver sozinha, sem pânico, você vai perceber que a hora do banho do bebê é um momento divertido, siga algumas regrinhas simples de segurança e bom banho!
O primeiro banho do bebê
Há alguns anos, as mães esperavam alguns dias para dar o primeiro banho no bebê pois os pediatras recomendam “higiene a seco” até que caísse o coto umbilical. Mas hoje em dia já acontece de, em muitas maternidades, o recém-nascido entrar na banheirinha logo depois do parto, com muita água morna e sabonete neutro, justamente para remover as secreções do parto, que podem ocasionar contaminação.
Atualmente o banho seco não é mais recomendado, pois o temor de molhar o coto umbilical era para que ele secasse e caísse mais rapidamente sem contaminação. Nos dias de hoje os médicos sabem que, fazendo a higiene com água esterilizada, sabonete neutro antisséptico e álcool a 70%, a área gelatinosa do umbigo se mantém limpa e seca para que a queda ocorra entre 5 e 15 dias.
De qualquer maneira, cada pediatra possui um método – uns mais tradicionais, outros mais modernos – de banho. Por isso, converse com seu médico sobre o banho para definir qual procedimento será usado com o seu bebê.
Fonte: http://www.gestantes.net/banho-nos-bebes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário